Confira aqui algumas dicas do que fazer para economizar combustível em seu carro.

Não há uma matemática exata para que você consiga economizar combustível em seu veículo. São vários fatores que vão auxiliar para que isso aconteça e o seu bolso fique agradecido. Confira abaixo algumas dicas:

– Não ande com pneus murchos: Sempre deixe os pneus calibrados, pois andar com os mesmos murchos podem alterar o consumo de combustível. Faça a calibragem dos seus pneus a cada 15 dias.

– Cuidado na troca de marchas: Observe no manual do seu carro qual é a velocidade correta para a mudança na marcha. Deve-se levar em conta qual é o torque do veículo. Faça o uso do câmbio do carro suavemente e não “estique” até o final.

– Gasolina aditivada: A sua função primordial é a limpeza e a preservação do motor. Porém, com um propulsor mais limpo, isso acarreta em melhor desempenho e também mais economia em um médio prazo.

– Manutenção das velas: Esse é um dos itens que influenciam muito no consumo. As velas precisam ser trocadas de acordo com a quilometragem que é recomendada pela fabricante do veículo. Quando uma destas peças danificar, o conjunto deve ser trocado com velas de mesmas especificações.

– Utilize combustíveis com qualidade: Saia de perto de produtos batizados. Sempre abasteça em postos que apresentarem selo da ANP.

– Semáforos: Quando chegar perto de um semáforo vermelho, se possível, diminua a velocidade aos poucos para que não seja necessário parar por total. Com isso, você retoma a velocidade mais suavemente.

– Uso do ar-condicionado: Use somente quando é realmente necessário, pois esse item pode aumentar em até 20% o consumo de combustível.

– Troque os filtros de ar e combustível: Esses itens necessitam trocas nas datas que são apontadas pelas fabricantes.

– Alinhamento de rodas: Isso auxilia na aerodinâmica do carro. Sem essa manutenção, o veículo fica fora de geometria e as rodas se arrastam, aumentando o consumo de combustível.